Somos loucos...mas muito loucos por Jesus!!! Huhuulll!


Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments

terça-feira, 22 de março de 2011

Os 04 Pilares da Arte



1º Pilar: Adoração




Porque as artes foram feitas para adoração a Deus.

Adoração no Velho Testamento:

Shachah - Esta palavra é usada para descrever o ato especifico de adoração. Significa curvar -se, prostrar -se, ou proceder humildemente.

Adoração no Novo Testamento:

Proskeneo - Palavra grega correspondente a palavra hebraica que descreve o ato específico de adoração. Significa prostrar-se, encurvar-se para adorar.

Adoração é um dos principais temas da Bíblia. Há 270 referências para Adoração. A Adoração fala do nosso amor respondendo ao amor de Deus. A Adoração é a forma mais elevada do louvor. Em geral, começamos com o louvor e depois entramos em adoração, depende da direção do Espírito Santo.

Adoração - etimologicamente, adoração é curvar-se, beijar as mãos, pés, ou lábios, com um sentimento profundo de temor e devoção, servindo ao Senhor com todo o coração. É uma atitude expressa em ação. Infere profundamente de sentimento e proximidade dos parceiros e um relacionamento de aliança, Envolve moção e emoção, mas a verdadeira adoração é mais profunda que tudo isso e usa simplesmente esses canais para liberar o amor profundo e devoção que impele o crente para a presença de um Deus de amor.

Adoração é mandamento - O louvor e a adoração não são uma opção que podemos decidir fazer ou não fazer de acordo com os nossos caprichos. É um mandamento de Deus. Quando a Bíblia diz: “Louvai ao Senhor”, isto não é uma sugestão ou um pedido, e sim um mandamento. Não há nenhuma exceção. Todo e qualquer filho de Deus deve ser um louvador e adorador de Deus.

Precisamos responder a Deus com obediência. Em Gênesis 15:17-21, Deus faz uma aliança com Abraão. Esta aliança exigia uma obediência absoluta e um compromisso total de Abraão com Deus. Deus exigiu sinceridade e integridade no compromisso de Abraão e, para testá-lo, Deus exigiu o sacrifício do que Abraão considerava mais precioso em sua vida: Isaque, o filho da promessa.

Uma vida de Adoração exige tudo o que somos e temos (Rm.12:1-2). É preciso que haja uma rendição total de todo o nosso ego a Deus para que nos tornemos verdadeiros adoradores. Devemos render a Deus “Sacrifícios de Louvor” (Hb.13:15). Davi também entendia este princípio ao dizer: “Ofereceria eu a Deus o que não me custa nada?” (II Sm.24:24).

Abraão estava não somente preparado para oferecer Isaque a Deus, mas também os seus próprios planos, desejos, e vontade para o futuro. Seu futuro estava inevitavelmente ligado a esta rendição. Nunca poderemos entrar numa verdadeira adoração sem que haja uma rendição total do nosso ego a Deus.

2º Pilar: Evangelismo




Para cumprir o Ide de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A palavra evangelho significa: Boas Novas.

A palavra evangelizar significa: Espalhar as boas novas de que Jesus morreu por nossos pecados e foi levantado da morte de acordo com as escrituras, e que, como Senhor que reina, Ele agora oferece perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito Santo a todo aquele que se arrepende e crê.

Evangelista é a palavra dada à pessoa que evangeliza, ou seja, prega o evangelho, as boas novas de Deus. A palavra evangelista ocorre apenas três vezes no novo testamento:

Em Atos 21:8, quando Filipe é chamado de evangelista.

Em Efésios 4:11, quando Deus nos ensina a cerca dos cinco ministérios.

E em II Timóteo, quando o jovem pastor e conclamado a fazer a obra de um evangelista.

FORMAS DE EVANGELISMO:

Evangelismo pessoal - De pessoa para pessoa

Evangelismo em massa - Visa alcançar o indivíduo no meio do grupo.

O evangelismo sempre terá como objetivo alcançar o indivíduo esteja ele só ou em meio a um grupo.

3º Pilar: Ensino




Porque é uma maneira excelente de proclamar e ensinar a palavra de Deus.

O ensino é algo fundamental na igreja e as artes podem contribuir em muito para a sua eficácia. Veja o que o profeta diz:

Oséias 4:6 - O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

De que maneira poderemos edificar a igreja através das artes? Encenando histórias bíblicas, cantando salmos, dançando as parábolas, retratando a graça e a esperança em pinturas, etc.

Se você perguntar a uma pessoa o que o pastor pregou no sermão do 1º domingo do mês, se ele não tiver a prática de anotar, é certo que ele não saberá lhe responder. No entanto, pergunte se ele se lembra de um filme que tenha assistido no ano passado e que tenha gostado, e ele lhe contará detalhes e climas do filme. Observe. Isto não é porque um foi mais importante que o outro, e sim a forma como a mensagem foi apresentada. A palavra falada entra pelo sentido dos ouvidos, a palavra encenada entra pelos ouvidos, olhos e emoções. Desta maneira existe uma possibilidade maior de memorizar a mensagem.Por isso o Senhor Jesus muitas vezes utilizou as artes visuais para ilustrar seus ensinamentos.

Provérbios 2:10 - Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.

Para ensinar usando as artes precisamos observar alguns princípios.

1- Nosso ensino deve ser de acordo com a palavra de Deus e não de acordo com o nosso “achômetro”.

João 7:16 - Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.

Deus tem compromisso com sua palavra. Por mais que sejamos santos e consagrados se fizermos algo contrário a sua palavra, ele não se fará presente.

Provérbios 9:10 - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

2- Não é necessário um estilo definido para ensinar a palavra e os princípios de Deus.

Podemos ensinar através do drama, da comédia, teatro de rua, teatro de bonecos, através das danças nos seus mais variados estilos, artes plásticas, enfim; não há limites para a imaginação.

Habacuque 2:14 - Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

3- Devemos ser excelentes.

Quando vamos compor uma peça, coreografia, ou obra de arte onde apresentamos ás pessoas o rei dos reis ou seus princípios, devemos nos esforçar para fazer tudo com muita excelência.

Reconheço que a qualidade em trabalhos cristãos tem crescido nestes últimos anos, mas, ainda encontramos pessoas que fazem de qualquer maneira e dizem: “É pra Deus, Ele vai entender!”. É claro que o Senhor vai receber tudo que for feito com santidade e pureza de coração. Mas reflita: Este realmente é o seu melhor? Pense nisto. Não oferte o que não for digno de ser entregue ao Senhor. Por outro lado, a excelência pode ser usada por Deus para abrir portas de lugares e situações, que um trabalho de ultima hora não entraria. Vejamos: Você tem que convidar um violonista para tocar em sua igreja e você tem duas sugestões: O primeiro candidato é um iniciante no instrumento e toca pouquíssimas músicas, mas é cheio do Espírito Santo e tem o caráter aprovado. O segundo candidato é um profissional em seu instrumento, tem uma ótima leitura musical, toca qualquer música e até mesmo outros instrumentos; ele também é cheio do Espírito Santo e tem um caráter aprovado. Agora responda: Qual deles você convidaria? Creio eu que o segundo, pois tem as mesmas qualidades espirituais que o primeiro e tecnicamente excelente.

Seja excelente em tudo o que for fazer, para o Senhor.

Daniel 1:3,4 - Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.

4- Devemos definir a mensagem.

A mensagem ainda que abstrata deve ter um propósito. É claro que não precisamos colocar a pessoa de Jesus em todas as peças ou coreografias, no entanto, seus princípios e ensinamentos de uma forma geral devem ser apresentados.

Quando vou montar uma coreografia, tenho a pratica de orar pedindo a inspiração de Deus. E, a medida em que faço a montagem vou definindo sua aplicação. Algumas são iscas para evangelismo, outras são ensino, outras pregam a esperança, o consolo, a alegria, o arrependimento, a cura.

Salmos 19: 3, 4 - Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.


4º Pilar: Restauração



Nenhum comentário:

Postar um comentário